Conheça o fuxico, artesanato para a casa e roupas...
Como é feito com retalhos, dá para criar em diversas cores
Com o dinheiro cada vez mais curto, que tal reciclar materiais e criar peças de decoração e de moda a custo zero? O fuxico, técnica com mais de 150 anos, é uma ótima opção. Para fazê-lo, bastam retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar toalhas, almofadas, roupas, bolsas e o que mais a imaginação permitir. » Aprenda a técnica do fuxico Além disso, artesanato e arte aliviam o estresse, melhoram a atenção e ainda podem ser um aditivo no bolso, já que as peças podem ser vendidas. A professora Patrícia Washington, da Paty and Arts (http://patyandarts.com.br), mostra o passo-a-passo de como fazer fuxico tradicional e também um em forma de pétalas para montar flores decorativas.
O fuxico tem custo quase nulo. Segundo a professora Patrícia Washington, os materiais necessários para fazê-los são: linha de qualquer cor, agulha, retalhos, uma xícara de café para servir como molde, caneta, tesoura e alfinete .
Use uma xícara de café como molde e risque os formatos circulares no retalho. Sobreponha os tecidos para não precisar repetir os traços em todos os retalhos e prenda-os com alfinetes para que não saiam do lugar . Recorte os círculos com tesoura . Alinhave os círculos com as bordas ligeiramente dobradas para deixar acabamento perfeito . Centralize o polegar no meio do tecido e puxe a linha para que o tecido fique franzido . Faça um arremate e corte a sobra da linha. Repita a operação para montar outros fuxicos. Na hora de aplicá-lo sobre outros tecidos, costure-o pelo meio. Se for unir um ao outro para uma peça inteira de fuxico, costure pelas bordas, mas fique atenta. O fuxico é muito sensível e não garante durabilidade a peças amplas, como colchas, xales e vestidos. Ele é mais útil como item decorativo. Para fazer o fuxico em formato de pétala e montar uma flor, dobre o retalho cortado ao meio e alinhave . Puxe a linha para franzir . Arremate . Você pode criar as flores com quatro ou seis pétalas . Costure uma ao lado da outra . Pronto, já tem a primeira florzinha. O processo deve ser repetido para a produção de mais flores de fuxico . Enfeite a flor com um botão amarelo usado como miolo e coloque fuxicos em tom verde para simular folhas. Costure o broche sobre o tecido . Quem tem paciência e criatividade pode aplicar os fuxicos mais elaborados em qualquer peça de tecido da casa ou do guarda-roupas . Ele também pode ser usado para prender os cabelos ...
Amo artesanato, crochê em especial, mas criar em qualquer que seja o método é algo único.
Nas minhas andanças e buscas por novidades, captei várias coisas e agora compartilho com você, que como eu é uma arteirinha, uma criadora de belas peças, que enfeitam sua vida com mais alegria e beleza.
Sobre os créditos, se algum post ou receita que aqui estão, lhe pertence, me diga, terei o maior prazer de reparar isso.
Venha, divirta-se, pegue também e faça... Afinal é para isso que criei este espaço... Ele é meu, seu, nosso, de todos que amam artesanato...
Nenhum comentário:
Postar um comentário