junho 06, 2008

Conheça o fuxico, artesanato para a casa e roupas...

Como é feito com retalhos, dá para criar em diversas cores

Com o dinheiro cada vez mais curto, que tal reciclar materiais e criar peças de decoração e de moda a custo zero? O fuxico, técnica com mais de 150 anos, é uma ótima opção. Para fazê-lo, bastam retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar toalhas, almofadas, roupas, bolsas e o que mais a imaginação permitir.
» Aprenda a técnica do fuxico
Além disso, artesanato e arte aliviam o estresse, melhoram a atenção e ainda podem ser um aditivo no bolso, já que as peças podem ser vendidas.
A professora Patrícia Washington, da Paty and Arts (http://patyandarts.com.br), mostra o passo-a-passo de como fazer fuxico tradicional e também um em forma de pétalas para montar flores decorativas.
O fuxico tem custo quase nulo. Segundo a professora Patrícia Washington, os materiais necessários para fazê-los são: linha de qualquer cor, agulha, retalhos, uma xícara de café para servir como molde, caneta, tesoura e alfinete .
Use uma xícara de café como molde e risque os formatos circulares no retalho. Sobreponha os tecidos para não precisar repetir os traços em todos os retalhos e prenda-os com alfinetes para que não saiam do lugar .
Recorte os círculos com tesoura .
Alinhave os círculos com as bordas ligeiramente dobradas para deixar acabamento perfeito .
Centralize o polegar no meio do tecido e puxe a linha para que o tecido fique franzido .
Faça um arremate e corte a sobra da linha. Repita a operação para montar outros fuxicos. Na hora de aplicá-lo sobre outros tecidos, costure-o pelo meio. Se for unir um ao outro para uma peça inteira de fuxico, costure pelas bordas, mas fique atenta. O fuxico é muito sensível e não garante durabilidade a peças amplas, como colchas, xales e vestidos. Ele é mais útil como item decorativo.
Para fazer o fuxico em formato de pétala e montar uma flor, dobre o retalho cortado ao meio e alinhave .
Puxe a linha para franzir .
Arremate .
Você pode criar as flores com quatro ou seis pétalas .
Costure uma ao lado da outra .
Pronto, já tem a primeira florzinha. O processo deve ser repetido para a produção de mais flores de fuxico .
Enfeite a flor com um botão amarelo usado como miolo e coloque fuxicos em tom verde para simular folhas. Costure o broche sobre o tecido .
Quem tem paciência e criatividade pode aplicar os fuxicos mais elaborados em qualquer peça de tecido da casa ou do guarda-roupas .
Ele também pode ser usado para prender os cabelos ...

Nenhum comentário: